Estratégia e tática. Assim eu entendo a maior efetividade na aplicação destas matérias vitais para a saúde dos negócios.
Ouvi de um conhecido que marketing e vendas é bola da vez, está na cara do gol. Impossível considerar que você conseguirá levar a bola até a área do adversário e depois chutar para o gol sem pensar em estratégias e táticas.
Nos últimos anos o profissional de marketing e vendas teve que entrar em simbiose com a tecnologia.
Exatas e humanas se fundiram criando o Marketing Technologist, nomenclatura cunhada por Scotti Brinker.
Com o marketing digital as táticas tomaram conta do processo de marketing e a baixa barreira de entrada (custo) têm confundido os pequenos e médias negócios quanto ao que significa fazer marketing do seu negócio.
Segundo a pesquisa liderada pelo site chiefmartech.com em 2011 de 150 aplicativos de marketing disponíveis no mercado evoluímos para 8000 aplicativos em 2020.
Cada um atuando em diversas categorias e nichos dentro do assunto marketing e vendas.


Resumo, assinar ou contratar um aplicativo ou rede social ou ferramenta que automatize os melhore alguma parte do seu marketing é barato e fácil. Basta ter uma conexão a internet.
SEO, Redes Sociais, Google ads, WordPress, Facebook ads, ads, ads etc.
Não preciso nem dizer que esse mar de soluções tecnológicas para resolver problemas de marketing somado a facilidade (preço) de contratação nos deixa na confusão que estamos.

Marketing & Vendas é Difícil?
Marketing e vendas se tornou algo muito complicado com uma linguagem complicada e apenas alguns experts ou gurus dominam.
Confusão é sinônimo de falta de clareza.
Se marketing mete medo em você, confunde você então você está no lugar certo.
Meu objetivo é de resgatar você desse mar de confusão (ou falta de clareza) tirar você e te ajudar a dobrar ou até mesmo triplicar seus resultados.
- Por que você precisa se tornar um marketer?
- Por que focar no seu produto ou serviço é uma estratégia ruim para seu marketing?
- Por que você precisa construir uma estratégia antes de pensar na tática?
- Quais são os 9 passos de um plano estratégico de de marketing que você precisa?
- Qual a diferença entre advertising, propaganda, relações públicas e marketing?
A maior alavanca de um negócio é o marketing. Melhorar seu marketing em 10% pode te trazer resultados exponenciais e infelizmente não é a prioridade da maioria dos negócios pequenos e médios.
Profissionais tem planos pois quando os riscos são altos você precisa de um plano. E este plano não precisa ter 50 páginas.
Marketing é a estratégia que você usa para que o seu mercado ideal conheça você, goste de você, e queira fazer negócios com você regularmente. Sem o marketing adequado você dificilmente conseguirá escalar seu negócio.
Um grande erro das empresas pequenas e médias é tentar imitar as grandes empresas. Se você não tem os mesmos objetivos, seu marketing não vai funcionar igual e muito provável que você quebre.
Um plano estratégico de marketing é como se fosse um blueprint. Em apenas uma página conseguiremos criar este mapa.
Após o plano estratégico aí sim pensaremos no tético e nas métricas.
Bora?