Mindset – A Nova Psicologia Do Sucesso

Modelando o Mindset para o Sucesso

Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso. 

Dweck revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.

Sabia que, quando você mantém a mente aberta pra novos desafios e aprendizados, cultiva um mindset de crescimento, você cria o ambiente mental propício pros melhores insights?

Aprenda a identificar o seu tipo de mindset e saiba como ele afeta a sua vida. Melhor ainda, aprenda a cultivar o mindset que te fará crescer e crescer e crescer… 

Que tal?

Bom, aqui estamos nós em mais um artigo que traz pra você o creme de la creme dos maiores Best Sellers, dos livros mais vendidos e comentados que vão alavancar o seu sucesso em vendas. 

Tudo o que puder contribuir pro seu crescimento profissional, a gente vai trazer aqui no nosso “Empreendedorismo + Vendas”.

Aqui vamos aprender: 

  • As diferenças entre um mindset fixo e um mindset de crescimento; 
  • Por que um mindset de crescimento gera oportunidades positivas ao longo da vida; e 
  • Como o modelo de mindset afeta os estilos de liderança.

Esses pontos são abordados pela pesquisadora em personalidade e Psicologia, a norte americana Carol Dweck, Ph.D pela Universidade de Yale e professora da Stanford, duas das maiores universidades dos Estados Unidos. Ela é autora do livro “Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso”, que gerou esse curso. 

Gostou? Bom, se você leu meu artigo “O que mantém as celebridades de Vendas no topo”, baseado no livro de Anthony Iannarino, “The Only Sales Guide You’ll Ever Need”, você viu que ele descreve as características do mindset próprio de uma celebridade em vendas, que é o mindset de crescimento. 

Esse artigo teve muita procura e a gente decidiu ir mais fundo no assunto pra provar pra você que é possível modelar o seu mindset e ter muito mais sucesso do que você jamais pode ter sonhado.

Sintonize o seu mindset no modo “crescimento”, fique comigo e seja um vendedor cada vez melhor!

Bom, vamos ver o que o livro da Carol Dweck diz:

As pesquisas dela demonstraram que o modelo do mindset de uma pessoa afeta desde a sua visão de mundo até os seus relacionamentos.

E diz que uma mesma pessoa pode apresentar um mindset fixo para algumas coisas e de crescimento para outras. 

De toda forma, quem acredita que suas qualidades pessoais são imutáveis ​​tem um mindset fixo. Essas pessoas acreditam que nem a personalidade nem a inteligência estão sujeitas a mudanças. 

Gente assim adora se exibir, contar vantagem… Elas gastam toda a sua energia pra esconder as suas fraquezas, em vez de direcionar seus esforços pra se superarem. 

Geralmente, essas pessoas desenvolvem essa característica na infância, por influência de seus pais ou professores. 

Já as que acreditam que podem melhorar ou alterar seus traços de personalidade ao longo do tempo têm um mindset de crescimento. Elas acreditam que o futuro traz oportunidades para crescer, mesmo em tempos difíceis.

Pra demonstrar as diferenças entre mindsets fixos e de crescimento, durante a pesquisa, Carol Dweck perguntou às pessoas o que elas fariam se obtivessem uma nota abaixo da média nos estudos e logo em seguida levassem uma multa de estacionamento. 

Diante dessa sequência de acontecimentos, algumas pessoas com mindset fixo disseram que esta situação prova que “o mundo tá fora do controle delas”. Outras se disseram perdedoras ou idiotas. 

Já as pessoas com mindset de crescimento disseram que iam estudar mais e estacionar com mais cuidado.

As Diferenças na Nova Psicologia do Sucesso

Percebe a diferença de reação e do posicionamento dessas pessoas diante dos desafios?

Quem tem um mindset fixo tende a interpretar situações como ser demitido do emprego, por exemplo, como uma mensagem de rejeição pessoal. Essas pessoas se sentem indesejadas e isso piora a sua baixa autoestima. 

Por outro lado, pessoas com um mindset de crescimento acreditam que podem mudar seus traços de personalidade.

Elas acreditam que suas habilidades podem melhorar e são mais propensas a desenvolver os seus talentos. Essas pessoas adoram aprender e ficam frustradas quando não estão desenvolvendo todo o seu potencial. 

O mindset também interfere no desenvolvimento de talentos naturais. 

Pesquisas demonstram que pessoas excepcionais, desde nadadores campeões a grandes músicos, só exibem os seus talentos depois de muita dedicação. Por exemplo, Mozart levou 10 anos trabalhando duro até compor uma obra memorável. 

Essas pessoas buscam aprender mais e mais enquanto amadurecem os seus talentos. Eles não ficam só confiando na habilidade natural que eles têm. 

De toda forma, um artista pode ser mais aberto a novas ideias e, ao mesmo tempo, ser fechado pro convívio social, por exemplo.

Outro ponto é que pessoas com um mindset fixo reagem a elogios de forma diferente das que têm um mindset de crescimento. 

Por exemplo, alguns estudantes foram convidados a resolver problemas com alto nível de dificuldade. Parte do grupo recebeu elogios por sua inteligência e outra parte foi elogiada pelo esforço que fizeram. 

Os que receberam elogios por sua inteligência apresentaram uma tendência em adotar um mindset fixo e rejeitaram novos desafios. Eles estavam mais preocupados em manter a imagem de sucesso e não queriam colocar essa imagem em risco. 

Ao mesmo tempo, os estudantes que foram elogiados pelo esforço que fizeram, disseram que gostaram de trabalhar nos problemas mais difíceis. 

Isso mostra que rotular as pessoas pode ser muito prejudicial. Esses rótulos parecem incentivar as pessoas a não viverem de acordo com o seu potencial. 

Quando elas acreditam nesses rótulos, elas tendem a aumentar histórias quando vão falar de suas realizações. Quem tem um mindset fixo fica se preocupando com o julgamento dos outros. 

A boa notícia é que um mindset fixo não é fixo… ele pode ser modelado para um mindset de crescimento, basta querer. 

Pra isso a pessoa só tem que aprender novas habilidades. As pessoas podem aprender a reagir de novas maneiras, a enfrentar desafios e pensar de forma diferente. 

O sociólogo Benjamin Barber disse: “Eu não divido o mundo entre fracos e fortes, ou sucessos e fracassos… eu divido o mundo entre os aprendizes e os que não querem aprender”. Então, amigo, de que lado você quer estar? 

A Realidade do Mercado de Trabalho

Bom, agora vamos trazer tudo o que falamos sobre mindset pra nossa realidade do mercado de trabalho. E olha que legal, a Carol Dweck demonstrou que o mindset também determina as qualidades de liderança. 

Empresas com líderes que têm um mindset de crescimento, que entendem que devem estar sempre buscando se melhorar, tendem a buscar funcionários que podem resolver deficiências e encontrar soluções. Esses executivos acreditam na capacidade das pessoas se desenvolverem e solucionarem problemas. 

Já os executivos que se consideram gênios ou visionários não constroem grandes equipes. 

Um estudo comparou empresas a partir do desempenho delas na bolsa de valores. As empresas que apresentavam um crescimento excepcional tinham líderes que constantemente reavaliavam os processos da empresa e aprendiam com os seus erros. 

Por exemplo, o CEO da Circuit City debatia com os membros do conselho sobre os problemas urgentes. Ele entendia que as melhores soluções surgiriam se ele questionasse e aprendesse com os outros.

Os bons líderes têm o desejo de aprender. As pesquisas mais recentes afirmam que não existe aquele “líder nato”. Grandes líderes se tornam líderes desenvolvendo suas habilidades de liderança. 

E então, o que você achou de conhecer mais sobre a importância de cultivar um mindset de crescimento? Ficou claro o que distingue um vendedor de sucesso de um vendedor medíocre?

Identifique o seu modelo de mindset e trabalhe duro pra desenvolver um mindset aberto ao aprendizado. Você só tem a ganhar!

Até a próxima!

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Leandro Tavares é casado, pai de 2 meninos, empreendedor e “networker” (believer in Jesus Christ)… acorda todos os dias com o objeivo de criar e manter relacionamentos e entregar resultados para “shareholders”, parceiros, fornecedores e clientes.

 

Deixe uma resposta

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: